Estava eu em mais um dia de plantão e MSN, conversando com a Querida, que se disse triste porque queria me conhecer melhor.
Pensei um pouco sobre o assunto e me lembrei do Questionário Proust... então resolvi fazer uma coisa que há muito tempo penso em fazer (não é original, eu sei!), que é responder as 29 questões não só usando texto, mas também imagens.
Para tanto, segue uma explicação de quem foi Proust e das 29 perguntas... pescado do Blog das Mineiras Uai:
"O escritor francês Marcel Proust ficou célebre por sua obra Em Busca do Tempo Perdido, saga de sete volumes na qual destacou-se uma antológica descrição da percepção do tempo advinda dos sentidos: o momento em que o narrador, já adulto, prova uma madeleine (espécie de bolinho com aroma de limão ou amêndoas) com chá, sabor que o remete à sua infância e é responsável pelo despertar de inúmeras sensações em seu íntimo. Esta descrição da memória involuntária é considerada por muitos como o ápice da obra, e foi ela que tornou Proust mundialmente conhecido, assim como as madeleines, claro!
Enfim, lá por volta de 1886, o então muito jovem escritor, que contava 13 anos, estava na festa da prima, Antoinette, e foi convidado a preencher um questionário. Era uma modinha, como se diz, uma brincadeira, que teve origem na Inglaterra vitoriana, e que consistia num divertimento de salão chamado “Confissões”, no qual os participantes respondiam a uma série de perguntas pessoais. Coisa dos refinados salões da Belle Époque, que servia para criar assuntos e animar as festas.
Proust respondeu ao mesmo questionário duas vezes na vida, uma quando era menino e outra, já um rapaz, quando servia o exército francês." (para saber mais sobre o questionário e a vida do escritor, acesse o blog - MINEIRAS, UAI)