Já está aberta ao público a exposição “Hospedaria dos Imigrantes do Brás”, o marco principal da celebração dos 120 anos da casa que recebeu cerca de 3,5 milhões de imigrantes (e retirantes) de mais de 70 países entre os anos de 1887 e 1978.
A exposição é linda e impressionante. Eu fui conferir a “entrega” para imprensa e convidados na noite desta terça-feira.
Na parede os nomes de 10 mil famílias que foram registradas na Hospedaria. Ao todo foram mais de 2 milhões... Os computadores instalados permitem a consulta ao banco de dados com informações sobre toda essa gente...
Claro que procurei por minhas referências... os Caracciolo também passaram pela hospedaria, vindos da Itália...
Para receber o público uma apresentação do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, no piso superior do Memorial, com a regente Naomi Munakata. Emocionada, ela disse: “eu e meus pais somos imigrantes e fazemos parte desta história. É uma oportunidade especial para mim estar aqui, obrigado”.
Visitantes admiram fotos e objetos de imigrantes que chegaram ao Brasil fugindo da guerra e da falta de emprego na Europa e Asia.
Maleta de couro italiana da década de 1940
Igor Santos, de apenas 4 anos, inquieto ao ver o projetor que exibia filmes para os imigrantes na Hospedaria.
Cartão-postal revela sentimentos e reflexões dos imigrantes ao chegarem ao Brasil. A exposição também tem passaportes, certificados de inspeção sanitária, bilhetes de passagem e outros documentos referentes ao processo migratório.
Livro de contas e registros da Hospedaria dos Imigrantes. Por lá passaram mais de 3,5 milhões de pessoas e mais de 2 milhões de famílias de diversas partes do mundo.
Fotos em backlight e objetos da época da construção da Hospedaria, como um tijolo, uma telha, um piso, um bebedouro, uma viga de madeira e o mastro principal.
Depoimentos de diversos imigrantes que chegaram ao Brasil ainda jovens e lembram das histórias da viagem e da Hospedaria. Imperdível!
Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo
Abre de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive feriados
R$ 4 e meia-entrada, grátis no último sábado do mês e para maiores de 60 e menores de 7 anos
Tel: (11) 6692-1866
Nenhum comentário:
Postar um comentário