terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Outro dia eu estava pensando (sim, eu penso!) numas coisas. Eu refletia sobre "percepção". Na verdade eu estava (e estou um pouco) incomodado com o pensamento egoista... tanto meu quanto dos outros... quero dizer... porque somos tão egoistas? Mas antes de responder à essa pergunta, vamos à outra: o que isso tem a ver com "percepção"???



eheheh... muito, eu diria!!!



Não queria me alongar muito naquela história de "verdade" e "versões"... mas vamos lá! Sim.. existe uma verdade, existe um fato concreto, completo e complexo (xi! fiz uma aliteração!). Alguma coisa acontece, algumas pessoas envolvidas, várias coisas são faladas e muitas outras são feitas. Está armado o circo. Contudo, esta verdade nunca estará remontada, relembrada, reestruturada (outra aliteração!!! eheh)... depois de acontecer, o que vão existir são versões. Dois 17 envolvidos, direta ou indiretamente, cada um conta uma versão, com um pouquinho do que ouviu, viu, sentiu, leu, sonhou, inventou e por ai vai... cada um tem a "sua verdade" e ponto final.



Ponto final nada!!! Ai chegamos ao egoismo e à percepção. Cada um dos 17 acha que sua versão é a verdade completa e absoluta. Cada um dos 17 tira suas conclusões e prepara suas pedras... o pior é quando 3 ou 4 se juntam, compilam uma outra versão "revista e atualizada"... que tem uma aparência mas verdadeira ainda... e ai danou-se!!!



No dia em que cada um perceber que dos 360º, só consegue ver uns 47º de cada vez... e do 100% de som que chega aos ouvidos somente uns 40% são captados... e que das 24 horas do dia, "viveu" a história durante 6 horas no máximo... e que, além disso, não está na cabeça do outro para saber o que ele pensa e quais seus motivos, o mundo será melhor e receberemos menos pedras.



Estou feliz sim!!! O ano novo começa muito bem... mas deu vontade de dizer que algumas pessoas são egoistas e acham que sabem de tudo!

Nenhum comentário: