quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Hoje (quando eu terminar este post já vai ser "ontem", mas tudo bem) morreu Henri Cartier-Bresson. Pra muita gente isso não quer dizer nada. Pra muita gente, Bresson não passa de mais um nome um pouco citado, com um som reconhecido, mas com um sentido pouco comum.



Não foi ele, no entanto, que fez com que eu me apaixonasse por fotografia. Aliais, não foi nenhum fotógrafo que fez isto comigo, mas a própria fotografia. Bresson, assim como Verger, veio depois... apresentado por um fotógrafo amigo meu, através de um livro de fotos, Bresson foi o primeiro para quem eu disse "um dia eu chego lá"...



A fotografia dele "fala"... é encantadora pelo cuidado, pela inquietação que causa... muitas delas são bem poéticas e infelizmente não tenho nenhuma aqui para mostrar... e sabe o que ele dizia? "Por que falam tanto de mim? É só fazer boas fotografias que vocês serão reconhecidos"... putz! "boas fotografias" eu até faço, mas como Tassinha dizia ontem, há um limite... todo mundo pode chegar num limite de "boas fotografias", usando bem um equipamento e umas técnicas báscias... mas o que Bresson fazia era mais do que isso... bem mais... ele fazia arte...



Um dia fiz uma foto que me lembrou muito Bresson... lembrou o tal "momento decisivo"... com as devidas proporções, claro! Tá lá no fotolog... quem quiser, dá um saque!

Nenhum comentário: