sábado, 1 de abril de 2006

"Vou voltar, sei que ainda vou voltar..." - Será?!?!

Sempre me perguntam, quando me encontram em Salvador ou em São Paulo, se vou voltar quando terminar a pós... não sei bem porque me perguntam... porque querem saber uma coisa que só será concreta mesmo em novembro do ano que vem (2007). O que será que pensam quando eu digo: "não sei..." Bem vago, bem impreciso... porque não sei mesmo. São Paulo é um lugar mágico... tem várias coisas que me encantam (Bem Brasil, Sesc Pompeia, MAM, Ibirapuera, Av. Paulista, Conselheiro Crispiniano, Estação da Luz, feirinhas de antiguidades, sebos, sebos e mais sebos - só pra começar). Mas não são essas coisas que me fazem ficar num lugar. Geralmente vou pra onde meu nariz aponta, pra onde o coração chama... gosto muito de ser estrangeiro, de olhar como estrangeiro e em Salvador eu não tenho mais isso... e Salvador não merece um olhar banal, qualquer... merece um olhar estrangeiro. A cidade, as pessoas e tudo mais precisam ser visto com olhos de encantamento ou de horror, nunca um olhar acostumado, desgastado. Olhar de quem não olha não serve pra nada. Esta viagem em forma de texto está tomando um rumo interessante. Será que se as nossas cidades fossem como pastos, e nós tivéssemos que fazer rotação, a gente não seria mais rico, como a terra de quem cultiva desta forma? Fiquei pensando nisso agora e vou aproveitar pra dar um ponto final. Depois escrevo alguma coisa que faz sentido.

Nenhum comentário: