sábado, 2 de setembro de 2006

14.Seus autores preferidos? e 15.E os poetas de que mais gosta?


Duas respostas numa imagem só... porque é assim que tem que ser. Meu autor preferido, acho que todo mundo sabe, é o Gabriel Garcia Marquez... o Gabito... Tem que explicar porque?

Porque ele é mágico, porque ele é misterioso, ele é malicioso e, no fim das contas, ele é inocente. Todos os livros que eu li do Marquez (além destes da foto, Doze Contos Peregrinos, Crônica de uma Morte Anunciada e Viver para contar) me remetem a um tempo incrível de minha infância em que era possível nadar na luz, morrer de amor e ter esperança... entre todos, o mais lindo é o Amor nos Tempos do Cólera... o melhor é o Cem Anos de Solidão... mas todos valem a pena, na minha humilde opinião.

Sobre os poetas que eu mais gosto, elenco dois e publico apenas uma poesia... gosto do Rilke e de Florbela Espanca... cada um com seu tom, cada um com seu jeito de falar da vida... Florbela é sofrida, é triste... é profunda e atual... por isso publico Fanatismo...

FANATISMO (Florbela Espanca)

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa...”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!...”

Nenhum comentário: