segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições em SP: qual melhor proposta para o Transporte Público?

Bem... eu não sou muito fã de política. Desde que me envolvi por pouco tempo no grêmio estudantil na época de colégio descobri uma total aversão aos discursos, às promessas e às gestões. Tudo bem, não dá pra ser radical, e a gente não pode deixar de se posicionar. Mas que é difícil, isso é!



Uma coisa interessante nesta disputa pela prefeitura de São Paulo são as propostas dos dois candidatos que irão para o segundo turno com relação ao Transporte Público. Olhando por cima, só ouvindo alguns programas e jingles no rádio e na TV, a diferença entre Marta e Kassab é:

CARREGA NA CATRACA x CONGELAMENTO DO PREÇO DA PASSAGEM

Na série do programa SPTV, da TV Globo em São Paulo, sobre as propostas, os candidatos resumiram um pouco os seus programas de governo na área de transportes e vale apena dar uma olhada:

--> Marta Suplicy (PT): "São Paulo precisa de um transporte barato, confortável, rápido e que abranja a cidade inteira. Eu dei para o presidente Lula uma proposta, para até 2014, de 65 quilômetros de metro e 279 quilômetros de corredor de ônibus, ele aprovou. Agora, é só fazer devagarzinho até 2014. Nós vamos estar preparados para a Copa e o paulistano com um transporte de qualidade"

--> Gilberto Kassab (DEM): "A minha prioridade é o transporte público de qualidade para que as pessoas deixem os seus carros em casa. No metrô, investimos R$ 1 bilhão. No passado, nada foi investido. Estamos fazendo corredores de ônibus como devem ser feitos. Criamos restrições para circulação de caminhões no centro da cidade e o trânsito melhorou. Enfim, prioridade total ao transporte público de qualidade"

Lembrando que a criação do Bilhete Único e a implantação dos corredores de ônibus aconteceram na última gestão da Marta na prefeitura. Mas as propostas dela sobre a ampliação do metrô são estranhas e discutíveis. Acho que vale a pena a gente ficar atento.

Ah! E acho que a proposta da Soninha (PPS) aborda aspectos muito importantes, sobretudo na integração das linhas entre os bairros. Olha o que ela falou... vale a pena incluir isso no plano do Kassab ou da Marta, né não?

--> Soninha (PPS): “Além de mais metrô e mais corredor [de ônibus], você precisa reorganizar o sistema senão o corredor vira um congestionamento de ônibus. Você precisa integrar melhor as linhas de ônibus, os vários meios de locomoção, precisa melhorar o conforto, o controle de pontualidade, de volocidade, de manutenção, a informação sobre o sistema, senão a pessoa não faz idéia de que ônibus ela tem que pegar para chegar em algum lugar... Mas nada disso resolve se você não melhorar a relação entre casa e trabalho na cidade, porque as distâncias são imensas e você tem que permitir que elas sejam menores”

Nenhum comentário: