sábado, 17 de maio de 2003

Ouvi muito dizer o seguinte: "chega uma hora na vida em que temos que escolher entre ser Chico ou ser Francisco!"



Nunca pensei que fosse tão verdade e, muito menos, que eu teria que fazer tal escolha.



Desde pequenininho (e olha que tenho mais de 1,80m) me chamam de Bito. Em todo lugar, em todo tipo de relação, depois de um mês de convivência mais próxima, o povo esquece meu nome de verdade e o Bito toma conta do pedaço. Sempre gostei dessa marca, desse nome "logotípico". Não é muito raro mas é tb não é comum. Bito, sou eu e mais uns 5000... ehehhe num mundão de 6 bilhões, tá valendo...



Só que nem sempre (e nem em todo lugar) "Bito" é usual. É engraçado, por exemplo, ligar pro meu banco, pra falar com minha gerente e dizer: "Diga a ela que aqui é Bito". Logo vem a pergutna cretina: "Quem?! Vitor?". E tem outras coisas também... Bito é apelido, sempre foi e sempre será... e só chama pelo apelido quem tem intimidade para tanto... uma amiga já discutiu isso comigo uma vez. Meu nome é "Fulano de Tal"... não é "Fufu"... não é "Tato"... não é "Coisa fofa"... é "Fulano de Tal" e pronto.



Estou escrevendo não é pra brigar com alguem... não é pra que deixem de me chamar do jeito que for (até pq tem gente que me chama de tudo quanto é jeito... é Fabation, é Bito, Bitot, Bitonga, Fabinho, Binho, Tartaruga, Turttle, Zé, Fábio, Teles, Caracioloinho, Sr. Ariza, Jerry, Pink, aquele-menino-de-camisa-polo...) Escrevo aqui pra tentar me acostumar com meu nome de verdade, ou melhor, com o nome que vai me identificar daqui pra frente...



E por tanto, fica aqui uma linda música (que está ai tb pelo dia de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes!)



GENTE TEM SOBRENOME (Do disco "Canção dos direitos das Crianças" - música de Toquinho)



PRINCÍPIO III - "A criança tem direito à um nome e a uma nacionalidade."



Todas as coisas têm nome

casa, janela e jardim,

coisas não tem sobrenome

mas a gente sim.



Todas as flores têm nome

rosa, camélia e jasmim,

flores não tem sobrenome

mas a gente sim.



O Chico é Buarque,

o Caetano é Veloso,

O Ary foi Barroso também.

Entre os que são Jorge

tem um Jorge Amado

e um outro que é o Jorge Bem.



Quem tem apelido

Dedé, Zacharias, Mussum

e a Fafá de Belém,

tem sempre um nome

e depois do nome

tem sobrenome também.



Todos brinquedos têm nome

bola, boneca e patins,

brinquedos não tem sobrenome

mas a gente sim.



Coisas gostosas tem nome

bolo, mingau e pudim,

doces não tem sobrenome

mas a gente sim.



Renato é Aragão o que faz confusão

Carlitos é o Charles Chaplin,

e tem o Vinícius que era de Moraes

e o Tom brasileiro é Jobim.



Quem tem apelido, Zico, Maguila,

Xuxa, Pelé e He-Man,

tem sempre um nome

e depois do nome

tem sobrenome também.

Nenhum comentário: